Promoção da Leitura “Maruxa”
A Biblioteca Municipal dedicou todo o mês de outubro às comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e do Dia Mundial da Alimentação. Deste modo, proporcionou às crianças do concelho uma atividade de hora do conto seguida de ateliê a partir do livro “Maruxa”, escrito e adaptado, de uma canção tradicional polaca, por Eva Mejuto e ilustrado por Mafalda Milhões.
Através deste conto as crianças conheceram a Maruxa e o seu marido Zezinho e de como a mulher é sobrecarregada pelas tarefas lá em casa. Então esta mulher astuta, mas com algum humor e ao mesmo tempo ironia, decide dar uma lição ao marido, que exige que esta lhe faça o pão, e vai pedir-lhe os ingredientes um a um até que termine o dia. No final, este aprende a lição e passa a realizar também as tarefas domésticas.
Nesta adaptação, o pierogi (0,típico da Polónia) foi substituído por pão, “um alimento comum a todas as culturas e que permite universalizar a história”, tal como diz a editora. E foi a partir deste alimento que realizámos um ateliê, reunimos os ingredientes, arregaçámos as mangas e fizemos a massa do pão. Com esta massa, cada criança deu vida às personagens criando uma Maruxa ou um Zezinho que pintaram posteriormente.
A atividade não ficou por aqui, porque ainda fizemos toalhas de mesa, um objecto muito utilizado e, por vezes, esquecido quando se fala da alimentação. Cada turma pintou retalhos em papel com a moral da história “… trabalho e descanso sempre em companhia.”, que depois de unidos formaram uma toalha de mesa.
A motivação e satisfação das crianças fez-se sentir ao longo de toda a actividade.